Cinco problemas na decoração - e como evitá-los
Aconselhamento especializado sobre como lidar com desafios de decoração.
1. Evite paredes mofadas
Muitas casas podem ficar úmidas em áreas como porões, lavanderias e banheiros, mas a boa notícia é que, com ventilação adequada e condições secas, você pode evitar que o mofo se desenvolva. A coisa mais simples que você pode fazer é ligar os exaustores ou usar unidades desumidificadoras ao cozinhar ou tomar banho. Se o problema persistir, limpe com uma das seguintes soluções: seja 4:1 água/HTH (cloro), ou 4:1 água/JIK (hipoclorito de sódio). Garanta que as áreas estejam completamente saturadas e permita que a solução reaja por no mínimo 4 horas. Enxágue toda a superfície da parede minuciosamente com água limpa.
2. Evite rachaduras e buracos visíveis
Se as suas paredes tiverem buracos, é importante que estes sejam preenchidos antes de começar a pintar. Se houver poeira dentro de um buraco na sua parede, escove-a e depois aplique um enchimento multiuso usando uma faca ou espátula. Limpe qualquer excesso de enchimento e alise a superfície com a lâmina. Para buracos profundos, é melhor esperar que cada camada de enchimento seque antes de aplicar a próxima. Para um acabamento realmente suave, lixe a área com uma lixa seca, depois cubra com uma camada de primer ou uma camada de tinta diluída e, finalmente, pinte toda a parede.
3. Evite deixar marcas de rolo
O rolo ideal para a maioria dos trabalhos terá uma "pilha" média (espessura). Pilhas curtas não retêm muita tinta, então você terá que reaplicar constantemente, enquanto pilhas longas podem absorver muito mais tinta e deixar marcas de rolo. Se possível, evite comprar rolos de espuma baratos - estes absorvem mais água do que rolos de qualidade mais caros.
4. Evite deixar marcas de pincel
Os pincéis de cerdas sintéticas funcionam melhor em tintas à base de água, pois absorvem menos água, ajudando a eliminar marcas de pinceladas pesadas. Se estiver pintando um espaço apertado, escolha um pincel com cerdas cônicas para facilitar o acesso a cantos e sulcos. Se estiver usando um pincel para "recortar", é melhor escolher um pincel angular com um lado mais longo que o outro. Para mais conselhos sobre como escolher um pincel de pintura, leia nosso guia para escolher o pincel certo aqui.